Dicas

Conheça nossas dicas

Tecido para cortina: conheça os principais tipos

Tecido para cortina: conheça os principais tipos 

Ambiente pronto, decoração definida, chega a hora de escolher a cortina! Esta etapa de finalização do projeto é um dos momentos mais difíceis para quem deseja complementar o visual do espaço. Como o mercado oferece infinitas opções, seja por cor, estampa ou tecido, a tarefa se torna longa e cautelosa. Por isso, pesquise e conheça um pouco das vantagens de cada tecido para cortina antes de gastar seu precioso dinheiro.

Para deixar você tranquilo, saiba que não existe uma regra que defina a escolha do tecido. Gosto pessoal e a praticidade são fatores que delimitam este leque de opções! Mas é bom relembrar, alguns tecidos apresentam características marcantes para cada ambiente e isto deve ser levado em conta no momento da escolha.

Para quem pretende fazer uma composição de dois tecidos, utilize a técnica do tom sobre tom ou trabalhe o equilíbrio das cores. Misturar diferentes acabamentos na mesma cortina é sinônimo de beleza e personalidade e pode ser aplicado a qualquer ambiente.

Tipos de tecidos para cortina 

 

1. Cortina de voil

Esse é o queridinho da decoração! Sua neutralidade e leveza agrada à todos por se tratar de um tecido transparente e de fácil combinação. A principal característica é o seu tecido fino que pode ser liso ou amassado, o que vai de acordo com o gosto de cada um.

Normalmente é combinado com persianas que permitem um maior bloqueio de iluminação, deixando o ambiente mais privativo e funcional.

2. Cortina de Veludo

Este tecido para cortina representa nobreza e luxo, deixando o espaço sofisticado sem precisar de outros acessórios na ambientação. Além disso, ele permite uma ótima regulagem de temperatura e iluminação, deixando o espaço totalmente fechado, sem nenhuma fresta para passagem de luz.

Por se tratar de um tecido pesado, ela cria uma proteção de calor que deixa o ambiente quentinho e aconchegante. Ideal para o quarto, salas e TV por exemplo.

3. Cortina de seda

Outro tecido para cortina  que transmite elegância é a seda que geralmente é acompanhada por mais uma camada de tecido nas janelas. A seda possui ótima condutividade térmica e é ideal para ambientes internos, como divisórias de espaços, deixando ainda o visual leve e convidativo!

4. Cortina de cetim

A cortina de cetim é uma peça leve e delicada, por isso deve ser utilizada com um forro interno para um melhor acabamento. Esta composição deve ser harmônica, tanto com o ambiente como as cores de cada tecido. Se for utilizar o cetim em uma área social, não utilize blackout por baixo, já que a intenção não é barrar a entrada de iluminação natural. Para dormitórios, o blackout é quase indispensável.

5. Cortina de shantung

Semelhante ao voil, o shantung é um tecido menos transparente devido suas tramas mais fechadas. A vantagem é que ele leva a privacidade ideal, sem bloquear totalmente a passagem de luz. Ele é ótimo para usar em áreas sociais e dormitórios, pois são neutros, práticos e funcionais.

A cortina de shantung possui leveza com um ótimo caimento e fluidez, por isso, é um dos mais escolhidos dentre os tipos de modelos de cortinas.

6. Cortina de linho

É um tecido um pouco mais encorpado que o anterior e combina muito bem com ambientes de praia. O linho abrange tons de areia que são fáceis para combinar. Para criar um ambiente confortável e arejado, aposte neste tipo de acabamento!

Ele é indicado para acompanhar outros tipos de tecido, resultando em infinitas composições na decoração. A única desvantagem é que por ser delicado, ele desfia com facilidade.

8. Cortina richelieu

O richelieu leva uma renda que caracteriza um tecido transparente, fino e delicado. Caso precise bloquear totalmente a luz natural, utilize um tecido mais pesado na mesma cor que o richelieu.

Eles são bem-vindos na cozinha devido ao seu ar acolhedor! No Brasil podemos encontrar bastante este tipo de trabalho, principalmente em casas de campo e fazendas — afinal, a renda é uma peça vintage perfeita!

9. Persiana romana

Este tipo de cortina casa muito bem com tecidos mais grossos, por isso é próprio para decorar um quarto ou uma sala de estar. Procure optar por uma estampa marcante, já que o funcionamento da cortina permite uma maior visualização dos desenhos. Quando fechada, ela fica visualmente reta, sem nenhuma prega ou marcas.

10. Cortina blackout / blecaute

Este tipo de tecido é indicado para bloquear a entrada de luz no cômodo, sem deixar nenhuma fresta atrapalhar seu sono, independentemente do ambiente.

Ela pode acompanhar um tecido mais encorpado por cima para decorar o local. Há quem prefira o uso do tecido sozinho, o que também é uma opção neutra na decoração

 

 

A BSB Cortinas e Persianas Brasília DF trabalha com experiência, disciplina e precisão.

 

Entre em contato com nossa equipe de vendas por telefone ou whatsapp e solicite um orçamento sem compromisso.

Tecido para cortina: conheça os principais tipos
Tecido para cortina: conheça os principais tipos
Tecido para cortina: conheça os principais tipos
Persiana Romana, o que é e como usar?
Persiana Romana, o que é e como usar?
Dicas para escolher cortinas para sala
Dicas para escolher cortinas para sala

VEJA TAMBÉM

Cortinas e Persianas
ATENDIMENTO
(61) 98219-3455

BSB Cortinas e Persianas Brasília DF

Brasília - DF

COPYRIGHT
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS